A higienização de produtos de um hortifrutigranjeiro é uma das etapas fundamentais que garantem o consumo de um alimento saudável e seguro para a sua mesa. Isso porque esses são alimentos que são transferidos muitas vezes de locais distantes e carregam os resíduos e sujeiras dos locais dos quais passam.

Dessa maneira, é importantíssimo que eles estejam em perfeito estado e que as frutas e hortaliças estejam limpas. Só assim, será garantida uma alimentação segura para as famílias que consomem esses produtos. Então, a etapa de limpeza e higienização não se inicia apenas na sua casa, mas também nos locais públicos nos quais esses alimentos transitam.

A não higienização correta e o posterior consumo de produtos infectados podem causar problemas de saúde. Desde uma simples dor de barriga, até problemas mais sérios como infecções estomacais podem ser percebidos por pessoas que se alimentaram com produtos que não foram lavados ou manuseados de forma correta no hortifrutigranjeiro.

A Anvisa estabeleceu uma norma de boas práticas no trânsito de produtos alimentícios. Isso verifica a importância que é dada no cuidado com os alimentos de hortifrutigranjeiro. Tanto verduras, legumes e frutas, quanto outros materiais que são transportados precisam estar seguros contra insetos, larvas e parasitas.

Além disso, outros microrganismos são altamente prejudiciais à saúde do ser humano. Ficou curioso sobre como higienizar os produtos de hortifrutigranjeiro? Vamos às dicas principais para você manter esses alimentos seguros, desde a passagem pelos locais de distribuição até a chegada em casa.

 

 

Higienização de hortifrutigranjeiro: tudo se inicia no mercado

 

Como é a higienização do produto que você leva para a sua casa nos locais de distribuição? Isso mesmo, pode parecer fora do comum, mas a higienização correta de materiais alimentícios deve começar no hortifrutigranjeiro.

Então comece a observar e tomar alguns cuidados que serão fundamentais para você saber se está levando um produto de qualidade para a sua casa.

Primeiramente, veja se o congelador ou refrigerador do hortifrutigranjeiro no qual você está comprando seus alimentos tem termômetro de controle de temperatura. Isso porque esses alimentos devem ser refrigerados com base na temperatura que é recomendada pelo seu fabricante.

Se estiver num mercado, compre alimentos não comestíveis ou os materiais de limpeza. Em seguida, compre os não perecíveis para, no fim, comprar as carnes e outros produtos que precisam estar refrigerados mais tempo.

Por fim, tenha em conta que os alimentos perecíveis não podem estar muito tempo fora da refrigeração. O limite máximo é de das horas para manter seu produto fresco e bem cuidado. Mas tudo dependerá do tempo em que levará para chegar na sua residência.

 

 

Como higienizar os produtos do Hortifrutigranjeiro?

 

Agora que você já está em casa, como fazer para higienizar os produtos do hortifrutigranjeiro? Essa higienização significa fazer uma lavagem de forma correta. Você deverá deixar alguns desses alimentos de molho por pelo menos 15 minutos, em água sanitária.

Alguns creem que o molho em vinagre já higieniza o alimento por completo. No entanto, apenas o ácido acético encontrado no vinagre não é o suficiente para eliminar os microrganismos e as bactérias existentes nesse alimento.

Por isso, é fundamental que as verduras, legumes e frutas sejam lavados inicialmente em água corrente. Após esse processo, aqueles alimentos com cascas mais resistentes devem ser esfregados com uma escova que já tenha essa finalidade.

Outrossim, as folhas deverão ser higienizadas uma por uma, também em água corrente. Após, devem ser inseridas num recipiente com 1 litro de água e uma colher de água sanitária sem perfume e com recomendação para uso em alimentos. Após todo esse processo, é só lavar o alimento para tirar o cheiro da água sanitária que poderá ficar nele.

 

  • Bicarbonato de sódio

 O uso dessa substância é uma das dúvidas de algumas pessoas que precisam higienizar seus produtos. O que muitos não sabem é que suas propriedades tem o poder de modificar os produtos. Ou seja, um alface pode murchar. Outrossim, o uso de detergente e alvejantes também não devem ser adotados. Isso porque alguns resíduos químicos podem ficar impregnados no alimento se eles não forem bem lavados. Portanto, o ideal é utilizar águas sanitárias que tenham em seu rótulo a indicação para serem usados em produtos alimentícios.

 

 

Alimentos higienizados: saúde para a sua família

 

Agora que você já sabe como higienizar o seu alimento vindo do hortifrutigranjeiro, saiba como encontrar a sua água sanitária para cuidar desse processo. Verifique inicialmente os rótulos dos produtos no qual você pretende comprar. Há diferentes concentrações químicas de hipoclorito de sódio. Verifique também se a água sanitária tem perfume, caso positivo, não compre.

É fundamental que você saiba também que as águas sanitárias produzidas de forma artesanal não são recomendadas. Isso porque não existe a garantia da porcentagem de cloro que foi utilizada para preparar esse produto. Ademais, a higienização de forma correta pode garantir uma alimentação mais adequada, evitar doenças e sintomas como febre, diarreia, dores abdominais e outras mais intensas como hepatite e botulismo.

Isso mesmo, não higienizar seus produtos vindos do hortifrutigranjeiro pode danificar de forma séria a sua saúde a da sua família. Em alguns casos, a situação pode ser tão grave que pode levar a pessoa à morte se não for tratada. Principalmente em crianças pequenas, que ainda não desenvolveram o sistema imunológico por completo, essa situação pode ser irreversível se for ignorada. Por isso, uma simples contaminação que em um adulto pode ser tratada com remédios, para uma criança pode ser fatal.

Ademais, outro grupo de risco também são aquelas pessoas que têm doenças crônicas como Hepatite, câncer, Diabetes e Aids. Isso porque essas doenças causam um desequilíbrio imunológico, baixando assim a imunidade da pessoa. Como resultado, essas pessoas podem desenvolver doenças mais graves. Por isso, é importante que se tenha muito cuidado ao higienizar produtos não só de hortifrutigranjeiro, mas também de qualquer outro local que tenha sido manipulado por pessoas.

 

 

Por fim, você que tem utilizado produtos advindos de hortifrutigranjeiro, redobre os seus cuidados e opte por ingerir alimentos que sejam seguros.