Manter uma boa relação com fornecedores é fundamental para qualquer negócio. A escolha dos fornecedores podem implicar em fracasso ou sucesso do seu empreendimento.

Construa um bom relacionamento com seus fornecedores

A relação entre o restaurante e fornecedores precisa ser a melhor possível, para isso é importante uma boa comunicação de ambas as partes. Levando em consideração que o contato com o fornecedor de hortifruti para restaurantes vai acontecer diariamente ou semanalmente, quanto mais transparente e agradável for o seu relacionamento com o fornecedor, melhor.

Normalmente, o contato com o fornecedor de hortifruti para restaurantes, depende de alguns fatores, como a capacidade de armazenamento de cada produto, tamanho do estabelecimento e demanda semanais. Um bom relacionamento com os fornecedores pode evitar situações desagradáveis, a exemplo de prazo de entrega, que interfere diretamente na produtividade do restaurante e qualidade dos produtos.

Construir essa relação de parceria com o fornecedor de hortifruti para restaurantes é fundamental, pois tudo que seus clientes consomem vem de algum lugar, e nem sempre é fácil encontrar fornecedores comprometidos. Nesse sentido é importante tratar o fornecedor como se fosse um funcionário do estabelecimento, assim será possível existir um diálogo entre ambas as partes.

Muitos estabelecimentos escolhem os fornecedores de hortifruti para restaurantes levando em consideração apenas o preço. Porém, como diz o ditado popular, na seguinte frase: “o barato pode sair caro!”. Com isso não queremos dizer que as mercadorias baratas são de péssima qualidade, mas que esse não pode ser o fator principal e decisivo no momento de escolher um bom fornecedor de hortifruti para o seu restaurante.

Existem outros fatores que você precisa levar em consideração, como: histórico da empresa, preocupação com o armazenamento dos produtos, a forma como realizam o transporte, a experiência no segmento, dentre outros pontos que tornam o fator preço um dos menos relevantes na escolha. Você pode encontrar excelentes fornecedores para o seu restaurante em valor acessível, assim como pode encontrar péssimos e com preços exorbitantes. Por isso, a análise com cautela é fundamental!

Mas você pode estar se perguntando agora: “como posso fazer essa análise precisa e acertar no fornecedor para o meu estabelecimento?” É o que nós lhe ensinaremos logo abaixo!

Como encontrar os fornecedores certos?

Vamos às dicas? Bom, primeiramente, comece pesquisando pelo maior número de fornecedores de hortifruti para restaurantes em sua região. Se possível, estenda a pesquisa para toda a região metropolitana. Fazendo isso, você terá um leque de possibilidades e aumenta as suas chances de encontrar excelentes fornecedores, já que terá um número alto de contatos.

Outro ponto é que um bom empreendedor busca sempre as melhores referências possíveis. Então, visite as instalações de seus fornecedores, veja a forma de manuseio, armazenamento e segurança dos alimententos. Ao encontrar bons fornecedores o restaurante tem que fazer o possível para mantê-los, pois essa sintonia é boa para ambas as partes.

Entenda quais são as suas responsabilidades e quais as são as responsabilidades do seu fornecedor

Não são só os fornecedores de hortifruti para restaurantes que possuem responsabilidade com seus clientes. É importante ressaltar que os gestores de restaurantes também têm sua parcela de responsabilidade com os fornecedores. E
se você quer algumas dicas sobre como se comportar em relação aos seus fornecedores, ficam as dicas abaixo!

Negocie preços: para isso, peça a lista de preços do seu fornecedor, assim será possível negociar os preços levando em consideração a quantidade de mercadoria que será comprada.

Estabeleça prazo de entrega: faça um cronograma de entrega, assim os fornecedores de hortifruti para restaurantes irão ficar cientes dos itens necessário e para quando você precisa da mercadoria. Evite realizar pedidos de última hora, é importante que o seu estabelecimento também seja organizado e leve em consideração que existem outros clientes além do seu restaurante. Sendo assim, quanto mais antecedência no pedido, melhor!

Mantenha um bom relacionamento com seu fornecedores: essa parceria é fundamental para que seu negócio obtenha sucesso. Isso inclui realizar os pagamentos conforme acordado, ser cordial e respeitar as regras e modelo de funcionamento do seu fornecedor. Fica muito mais fácil de trabalhar quando compreendemos as necessidades de cada lado.

Pague em tempo: Não crie dívidas desnecessárias com seus fornecedores, estabeleça prazos para pagamentos. A melhor forma de não ficar em dívida é organizando internamente o financeiro do seu restaurante. É necessário que haja um equilíbrio da sua parte, afinal, dívidas para estabelecimentos não são um bom negócio!

Conhecemos um pouco as responsabilidades dos gestores e agora vamos conhecer o outro lado: as responsabilidades dos fornecedores de hortifruti para restaurantes. São elas:

Entrega das mercadorias no prazo: atrasar mercadoria pode acarretar em grandes prejuízos para os restaurantes. Por isso, crie cronogramas de entregas e saiba sempre a quantidade do seu estoque. Dessa forma, você nunca irá vender mais do que, de fato, pode entregar.

Jamais entregue mercadorias danificadas: é importante que os fornecedores de hortifruti para restaurantes tenham um critério de seleção para que os produtos possuam qualidade e não estejam danificados. Se você deseja fidelizar a sua carteira de clientes vai precisar ser referência no quesito qualidade dos produtos.

Entregue no prazo: outro ponto que faz de um fornecedor de hortifruti para restaurantes uma referência, trata-se da pontualidade com relação às entregas dos seus clientes. Nada mais problemático do que sempre atrasar a entrega dos clientes, fazendo-os reféns de uma determinada mercadoria para começarem a trabalhar.

Escolher bons fornecedores de hortifruti para restaurantes é um trabalho que nem sempre é fácil. Mas seguindo as dicas que trouxemos neste conteúdo é possível selecionar fornecedores que possam atender às necessidades de seu restaurante. Isso pode levar um tempo, mas tenha paciência!

Só o fato de ter a certeza que encontrará excelentes fornecedores para o seu estabelecimento, compensa todo o esforço que teve durante o processo de pesquisas e negociações. E só mais uma coisa, quanto encontrar esses bons fornecedores, faça questão de estabelecer uma relação saudável de parceria e transparência. Isso também é um fato considerável para o sucesso do seu negócio!